Acompanhe aqui:

22 de janeiro de 2016

O mercado de agentes livres promete! Os principais nomes em 2016


Existem dois eventos que os times aguardam com entusiasmo para buscarem melhorias em seus respectivos planteis: o Draft e o mercado de agentes livres. O Draft é quando a organização busca em jogadores universitários cheios de talentos, a peça que falta no grupo. Todos querem selecionar uma futura estrela, trabalhar seus fundamentos e desenvolver com o passar do tempo. Mas nem todos conseguem posições altas no processo de seleção e consequentemente não tem condições de buscar os melhores universitários. O que é feito? Foco no mercado de agentes livres.

Agentes livres são aqueles atletas que terminam seu contrato e podem negociar seu futuro. É o que é chamado de livre-arbítrio. Se quando estão com o contrato em vigor eles não podem ter nenhum tipo de contato/negociação com franquias interessadas (isso resulta em multa e sanções), quando se torna free agent, o profissional pode fazer o que bem entender: jantar com executivos, visitar as arenas, participar de reuniões, conhecer o projeto, etc. Ele está explorando o seu livre arbítrio e explorando o seu valor de mercado. Cabe somente a ele aceitar a proposta que mais o interessar.

E assim como o blog fez em 2015, vou trazer os principais agentes livres no mercado ao fim da temporada 2015/2016. Serão os mais cobiçados. Se o seu time não está bem das pernas ou se ele tem condições de pagar o jogador sem ter problemas no teto salarial, tenha certeza que ele vai ir atrás de algum desses atletas (cada um buscando suprir carências no elenco). 

Mas antes de analisar qualquer contratação, precisamos nos atentar na condição que o jogador se encontra. São quatro pontos:

- Sem restrições: que é certo o seu final de contrato com a franquia, onde ele não tem nenhum empecilho o prendendo com a organização. Ele pode negociar com quem bem quiser e, aceitando os valores da oferta, fechar NA HORA.

- Com restrições: AL restritos terminam o seu contrato e podem negociar com as demais franquias. A diferença é que, se receber uma proposta, sua atual equipe pode igualar. Um ex: Gordou Hayward assinou contrato com o Charlotte Hornets. O que o Utah Jazz fez? Igualou a oferta e ficou com o ala-armador. O prazo para igualar a proposta é de 72 horas.

- Agentes livres com opção de jogador: No último ano de contrato, o jogador tem a opção de fazer a escolha: CONTINUAR por mais um ano na franquia recebendo o mesmo salário, ou por explorar o mercado de agentes livres.

- Agentes livres com opção do time: Agora quem manda é o time. Jogadores com "TEAM OPTION" dependem da decisão do time. Ou a franquia mantém o seu vínculo com o jogador, ou deixa virar agente livre.

Vamos aos nomes disponíveis:

Irrestritos: David Lee, Gerald Henderson, O.J. Mayo, Greivis Vasquez, Nenê Hilário, Josh Smith, Mario Chalmers, Eric Gordon, Mo Speights, Marvin Williams, Courtney Lee, Mirza Teletovic, Ian Mahinmi, Timofey Mozgov, Joe Johnson, Jamal Crawford, Roy Hibbert, Jeff Green, Luol Deng, Brandon Jennings, Evan Turner, Zaza Pachulia, Ryan Anderson, Joakim Noah, Al Jefferson,

Restritos: Tyler Zeller, Boban Marjanovic, Matthew Dellavedova, Dwight Powell, Jared Sullinger, Evan Fournier, Donatas Montiejunas, Terrence Jones, Festus Ezeli, Jordan Clarckson, Chandler Parsons, Harrison Barnes,

Player Option: David West, Mo Williams, J.R. Smith, Manu Ginobili, Jeremy Lin, Arron Afflalo, Deron Williams,

Team Option: Lance Stephenson

Principais nomes

Rajon Rondo (Irrestrito)
Tim Duncan (Player Option);
Dirk Nowitzki (Player Option);
Mike Conley (Irrestrito)
Hassan Whiteside (Irrestrito)
Nicolas Batum (Irrestrito)
Dwyane Wade (Irrestrito)
Pau Gasol (Player Option)
Al Horford (Irrestrito)
Bradley Beal (Restrito)
DeMar DeRozan (Player Option)
Dwight Howard (Player Option)
Andre Drummond (Restrito)
LeBron James (Player Option)
Kevin Durant (Irrestrito)

Informação importante: será a primeira temporada com o teto salarial aumentado (de 70 para 89 milhões de dólares). Os jogadores vão receber muito mais do que estamos acostumados. Qualquer um. Do péssimo até a super estrela. Se prepare pois as franquias vão abrir os cofres.

O mercado de free agents abre no primeiro dia do mês de julho. Antes disso, nenhuma tratativa pode começar. Como citei, qualquer contato antes do prazo estipulado pela NBA, pode acarretar em problemas para atleta/equipe. Que comecem as especulações, jantares, rumores, mentiras, contratos com valores altíssimos e tudo mais...


8 comentários :

Acho que a FA de 2015-2016 não vai ser tão movimentada, creio que veremos muita gente assinando com seu time de casa, salvo exceções como Gasol e Rondo (buscam aumento de salario devido a temporada que vem fazendo), a minha grande duvida é:
Aonde o Lakers vai investir o dinheiro do Kobe ?

Aposto que o Knicks com PJax fecha com Mike Conley, Jeff Green e Kevin Durant.

Acho que o mais cobiçado será o Kevin Durant...

Ouvi Dizer q vao tentar o DeRazon e o Durant

DeRozan e Whiteside iriam cair muito bem em Portland. Isso com certeza elevaria as expectativas do time

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!