Acompanhe aqui:

27 de novembro de 2015

NBA é a liga americana mais famosa no mundo


Em um apanhado geral, a NBA é a liga americana com maior popularidade em todo o planeta terra. Pelo menos quem diz isso é a SimilarWeb, uma empresa de tecnologias de informação. A companhia fez uma análise em cada país e verificou todo o tráfego de informações. Trata-se de medições e análises que viram estatísticas do envolvimento do público, ou seja, a participação dos fãs no país (principalmente em redes sociais). Apesar de mostrar os Estados Unidos, no gráfico apresentado o país não é considerado. Foi um post publicado lá no ótimo Prime Time ZH, e estou trazendo para o PN para adicionar algumas palavras.


Na imagem divulgada, podemos notar como a NBA ainda é poderosa não só no Brasil, mas sim em praticamente toda a América do Sul. Só não é a mais popular na Venezuela, onde a liga de baseball prevalece. O crescimento da NFL aqui em território brasileiro é gigantesco, porém a força do basquete ainda consolida a NBA como mais popular por aqui. O fã brasileiro ainda está descobrindo a bola oval, sobretudo aprendendo as regras, a história, times, etc. 

Com as primeiras exibições no fim dos anos 80 e principalmente nos 90 (TV Bandeirantes), a NBA ganhou muito ênfase e foi apresentada a muita gente desde cedo. Isso reflete em múltiplos torcedores do Chicago Bulls e Utah Jazz, sem contar os inúmeros discípulos do rei Michael Jordan. O ingresso de atletas nascidos aqui ajudou a popularizar ainda mais, exaltando o respeito a liga que conta com os melhores jogadores do mundo. Somado a força que o basquete tem, não vejo a NBA perdendo forças no Brasil em curto prazo. 

O interessante de tudo isso é que a popularidade ainda pode aumentar, visto que o número de jogadores internacionais não para de crescer. Tem jogador da América do Sul, da Europa, da África e da Oceania... Depois do pivô Yao Ming, a Ásia ainda não emplacou um jogador de impacto, embora seja um mercado que o núcleo de Adam Silver explore (levando o Global Games) constantemente. É um público que consome muito NBA. A associação está bem representada em todo o globo.

Analisando mais o gráfico, notamos que a bola laranja aparece com expressão em boa parte dos países do hemisfério sul. A NHL tem maior envolvimento no Canadá e Rússia. A NFL está bem espalhada, olhando com atenção podemos ver bem dispersos os países fãs da bola oval. E por fim aparece a MLB.

Qual a sua opinião? Manda aí e segue o PN no Twitter.

1 comentários :

Parabens Matheus.. Muito legal esse levantamento.. Comecei a acompanhar NBA na decada de 90 quando a band transmitia as finais.. Confrontos historcos entre Jazz e Bulls..

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!