Acompanhe aqui:

22 de outubro de 2015

Atual formato da pré-temporada volta a incomodar

O Hornets, de Jeremy Lin, venceu todos os jogos

Um dos conselhos que eu sempre dou aos leitores do blog é: não leve a pré-temporada tão a sério. O motivo é bem simples: os jogadores não jogam no seu melhor nível, jogam com minutos controlados e, na maioria dos casos, cede lugar para atletas que estão tentando uma vaguinha no elenco para a temporada (o limite é de 15 jogadores). Já cansei de ver equipe invicta em preseason tomando ferro em temporada regular. Ela tem a sua importância, é claro, porém está em um formato correto?

Hoje a NBA permite que as franquias realizem até 8 partidas amistosas. O que pode parecer pouco, está virando uma dor de cabeça gigante para os comandantes. Nesse curto espaço de três semanas, a principal reclamação está sendo o número excessivo de jogos, principalmente de back-to-back (jogos em noites consecutivas). Qual a necessidade de fazer uma equipe jogar uma noite em tal lugar, forçá-la viajar na mesma noite para um novo encontro no dia seguinte? Perder uma peça importante por causa de contusão é a coisa mais frustrante para um técnico. E se for em uma partida "amigável" fica pior ainda.

O primeiro técnico vir a público para mostrar sua descontentamento foi David Blatt, do Cleveland Cavaliers: "Eu já expressei o que penso em várias ocasiões. Porém, minha voz é só uma. Deveria jogar 4 ou 5 e evitar back-to-backs para dar aos jogadores mais tempo para descansar".

Segundo a mesma linha de raciocínio, o treinador do Brooklyn Nets, Lionel Hollins, também criticou o atual sistema: "É verdade que são necessárias essas partidas amistosas, mas é duro que nessa preseason você esteja jogando e viajando como se fosse a temporada regular".

A preseason desse ano acaba no dia 23. Serão 4 dias de descanso até que a bola suba para a regular season. Qualquer dia de descanso após uma mini maratona de jogos é bem-vinda. Na minha opinião, até acho 8 jogos um número legal, mas esses back-to-backs matam qualquer profissional. É desnecessário. O problema é no calendário mesmo. Ou diminui os jogos, ou inicia a pré-temporada mais cedo.

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!