Acompanhe aqui:

24 de fevereiro de 2015

Os MVPs dos últimos 30 anos tiveram ótimas campanhas. E agora?


Fique ligado no blog: Ohhh! Lá vem Richard Jefferson

O prêmio de MVP nunca foi tão aberto como nessa temporada. Geralmente, nessa parte da temporada, nós já tínhamos um jogador com um favoritismo bem acentuado e, apenas por uma catástrofe, perdia o prêmio de jogador mais valioso da temporada. Em 2014/2015, a conversa é outra. Hoje a roda de discussão pode citar vários nomes, como James Harden, Stephen Curry, Anthony Davis, LeBron James, Marc Gasol... Russell Westbrook (why not?), entre outros.

Essa mesma lista já teve mais gente, como Jimmy Butler, John Wall, Kyle Lowry, o pessoal do Atlanta (qualquer um daquele quarteto)... Com a temporada afunilando, esse pessoal foi saindo da discussão, seja por queda de rendimento individual, seja por queda de rendimento de seu time, lesão, N fatores...

Se eu te perguntar agora, para você amigo fã da NBA, quem é o MVP da temporada? Quem você responde? No mês passado, fiz um post apenas perguntando isso aos visitantes desse blog (você encontra a publicação aqui). Bom, Steph lidera com mais de 50% dos votos (mais de 420 participações). Trinta dias se passaram e a briga continua forte, tendo um crescimento absurdo do Barba do Capeta, James Harden. 

O Oklahoma City Thunder chegou na zona de classificação dos playoffs e vê Russell Westbrook comer a bola, se destacando até mais que o atual MVP, Kevin Durant. Parece que o prêmio de MVP no All-Star Game deu mais gás ao armador que deixou as críticas de lado e evoluiu como atleta. As câimbras mentais estão em segundo plano.

Só que agora vou publicar uma foto que pode ser o ponto contra Westbrook nessa briga pelo prêmio:


Repare que há mais de trinta anos a NBA vem premiando o jogador cujo o time que termina com campanha BEM positiva na temporada regular. Jordan, em 1987/1988, foi o MVP com a "pior" campanha entre os últimos trinta vencedores. E mesmo assim, foram 50 vitórias nos tradicionais 82 jogos, totalizando 61,0% de aproveitamento. 

Fazendo uma conta rápida de todas essas campanhas na tela, o recorde fica 1749-603. A média de vitórias de quem leva o troféu é de absurdos 74%. Jordan só foi o vencedor naquele ano porque foi um IGNORANTE e anotou 35,0 pontos de média e teve aproveitamento de 53,5% nos arremessos de quadra. É praticamente uma exceção.

Olhando friamente essa imagem, logo podemos descartar nomes como Anthony Davis e Westbrook, não? Talvez. Essa temporada está trazendo tantas surpresas que eu não arrisco nada. Mas é um fato que Steph e Harden saem na frente nessa corrida, e Marc Gasol come pelas beiradas.

Meu palpite? Harden. Já foi Steph, mas o Rockets joga em cima de Harden e ele precisa estar em boa noite para a franquia obter os triunfos. Lá em Oakland, mesmo fazendo chover, Curry tem a companhia de Klay Thompson e um time completo e preciso (melhor campanha entre todos os 30 times).

Além da participação do núcleo que compõe a NBA, os jornalistas que cobrem a liga diariamente também tem forte peso na decisão em torno da votação que é feita. Isso pode fazer a diferença.

Quem você acha que leva a parada? Vote na enquete do blog!

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!