Acompanhe aqui:

29 de dezembro de 2013

Wilt Chamberlain foi melhor do que Bill Russell


Em 2009, o site Bleacher Report escreveu um artigo falando um pouco sobre o grande duelo entre Bill Russell e Wilt Chamberlain. Mesmo sendo escrito há 4 anos, creio eu que muita gente não leu e vou adaptar para a leitura de todos.

Segundo o site, Wilt Chamberlain é o maior jogador da história não chamado Michael Jordan. Já Bill Russell é o maior campeão da história dessa liga: 11 conquistas em 13 temporadas. Vale mencionar que Russell chegou à NBA depois de ter ganho os dois últimos campeonatos da NCAA e uma medalha de ouro olímpica. Tudo o que ele fez em sua carreira foi vencer.

Mas quem acha que o pivô que fez história no Boston Celtics é melhor que Wilt Chamberlain, está muito enganado. Quem venceu mais títulos por equipe? A resposta é óbvia: Russell. Mas vale ressaltar que ele atuava em uma senhora equipe que, na época, tinha 7 futuros Hall of Fame.

Do outro lado, no Philadelphia Warriors, Chamberlain pegou uma equipe com um histórico de derrotas e apenas um Hall of Famer, Paul Arizin. Russell entrou na liga em 1956 e Heinsohn, seu companheiro de equipe, foi nomeado Rookie of the Year, e outro celta, Bob Cousy, foi nomeado MVP. Chamberlain entrou na liga em 1959 e foi nomeado MVP e Rookie of the Year. Embora muitos digam que ele não era um jogador da equipe, ganhou dois campeonatos.

Depois de liderar a liga em pontuação em suas sete primeiras temporadas, Chamberlain ajustou seu estilo de jogo para a temporada 1966-67. Ele terminou aquele ano com 7,8 assistências por jogo, além de novamente ser o principal reboteiro. E após uma campanha de 68-14, o Philadelphia 76ers conseguia derrotar o Boston Celtics no leste, e venceria o campeonato ao bater o San Francisco Warriors.

Se for seguir a lógica que títulos decidem se um jogador é bom ou não, Russell seria considerado o maior de todos os tempos. No entanto, se compararmos as estatísticas individuais, Chamberlain vence o rival de forma tranquila. Ele foi o jogador mais dominante na história da NBA. No confronto direto, Chamberlain marcou mais pontos, pegou mais rebotes e distribuiu mais assistências. A temporada 1961-1962 terminou em mais um título do Boston Celtics, mas o que Chamberlain fez foi algo de outro mundo.

O tempo regulamentar de uma partida na NBA tem duração de 48 minutos. Naquele ano, Chamberlain teve uma média recorde: 48,5 minutos por jogo. O pivô anotava 50 pontos de média. Naquela mesma temporada, anotou o recorde de pontos em uma única partida: 100 pontos (Russell teve sua melhor média na carreira: 18,9 pontos por jogo), liderou a liga com 25,7 rebotes e terminou com 61% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Nos playoffs, o Celtics bateu os Warriors no sétimo jogo (mais tarde venceria os Lakers nas finais em 7 jogos). Ele encerrou sua carreira sendo 11 vezes o maior reboteiro da liga, sete vezes o maior cestinha e atuou em duas equipes que entraram para a lista dos recordes.

Por outro lado, tinha Bill Russell e toda a sua mentalidade e liderança. Por cinco vezes foi o maior reboteiro da liga. Sua média de 22,5 rebotes por jogo na carreira só perdem para Wilt Chamberlain em toda a história.

Durante anos, nenhuma equipe conseguiu bater o Celtics. Mas isso não significa que Chamberlain não era melhor do que Russell. Significa apenas que o Celtics da década de 50 e 60 dominava a liga, e Wilt dominava entre os atletas.

1 comentários :

Parei, me vi pensando sobre o assunto, seriamente estagnado, levemento perdido e perplexado pelas palavras aqui escrita.
Cheguei a achar que nao estava lendo isso, achei que era mentira, li mais algumas vezes, me certifiquei que nao estava louco era isso mesmo.
A primeira coisa que me vem a cabeça é que estou em um site de basquete, escrito por pessoas que, supostamente dizem serem conhcecedoras do basquete.
Acho que se tem uma coisa que nao devemos escrever sobre algo que nao, realmente, sabemos.
Procurar stats no wikipedia e facil, dificil e se aprofundar no assunto.
Nesse pequeno texto voce escreveu inumeras "besteiras", creio que listar elas ainda nao vem ao caso pois voce deve procurar saber mais. Mas a pior coisa e o que deve ser comentado e a sua, ilusoria, percepçao de que o wilt foi melhor pois tinha stats melhores , isso me deixa ate abismado, alguem que cria um site de NBA para escrever esse tipo de coisa. Uma das maiores e tristes achismos do publico, ignorante, coisa que achei que o pessoal do site fosse é que o wilt jogou em times piores em todos os anos. Procure fazer uma pesquisa mais avançada por favor. Sem esquecer que o Wilt foi TROCADO 2 vezes , nao entendo como um time pode trocar um tao incrivel jogador, ah, é porque com ele o time nao vence, lembrando que os times que o trocaram nunca receberam nada de mais de volta. Falando um pouco mais da ida aos lakers, pouco antes da troca fiZeram uma votacao no para ver quem queria que o Wilt vieSse a a grande maioria do time disse NAO, como um jogador tao espetacular pode ser de certa forma recusado. Ai voce pode, ainda, me dizer que isso sao boatos ou babozeira, mas ai lembro que isso esta, simplesmente, escrito NA BIOGRAFIA DO WILT.
Para sua sorte e tambem por simples preguica de tentar ajudar o povo ignorante que acha q sabe de basquete mao continuarei mais.
Para terminar, por favor ganhe mais conhecimente antes de escrever poir existem inumeras pessoas lendo esse texto com coisas pouco aprofundadas e que pAssarao a ter um visao nao correta de um assunto porque um blogueirozinho acha que sabe de basquete,

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!