Acompanhe aqui:

16 de novembro de 2013

Conheça a história do primeiro surdo na NBA


Você talvez não conheça essa figura. Ele se tornou o primeiro jogador legalmente surdo a atuar na NBA. Ele mal atuou nas quadras da maior liga de basquete do mundo, mas como o Paixão NBA adora esse tipo de história, falarei um pouco sobre o pivô Lance Collin Allred.

O pivô de 2,10m de altura, começou suas aventuras no basquete pela universidade de Utah. Em sua terra natal, não conseguiu produzir praticamente nada. Foi em Weber State que Allred cresceu e conseguiu notoriedade. Em 2004/2005, em seu último ano, suas médias foram de 17,7 pontos e 12 rebotes por jogo. Sem espaço no draft de 2005, decide ir jogar na Europa. Pouco tempo depois, aparece na Liga de Desenvolvimento da NBA, atuando no Idaho Stampede, equipe afiliada ao Portland Trail Blazers.

A história começaria a ser escrita no dia 13 de março de 2008: Lance assina contrato de 10 dias com o Cleveland Cavaliers. Era a primeira chance de um atleta surdo mostrar seus talentos na NBA. A estreia ocorreu no dia 17 de março, quando Lance entrou apenas 18 segundos no jogo onde os Cavs perderam para o fortíssimo Orlando Magic por 104x90. Seu segundo jogo aconteceu em nova derrota, dessa vez para os Bucks por 108x98. Foram apenas 14 segundos em quadra.

Para fechar a temporada 2007-2008, Lance atuou em 9 minutos em outra derrota da franquia: 84-74 contra os Pistons. O "surdinho" acertou um arremesso de quadra, acertou um lance livre, apanhou um rebote e cometeu uma falta. Todos números que significaram muito para ele. Na pós-temporada, o técnico Mike Brown não deu chances ao atleta, que acabava se despedindo da NBA. A dispensa oficial aconteceu na offseason daquele ano.

Seria Lance Allred um azarado, que ao atuar em três jogos, perderia todos? Ou um sortudo por ganhar oportunidades e mostrar ao mundo que você não deve desistir nunca mesmo se a vida colocar barreiras ou empecilhos em sua vida? Eu não sei o que você acha, no entanto acredito que só pelo fato de atuar na NBA e jogar ao lado de LeBron James já é um feito memorável.

Caso você queria saber mais sobre sua vida, procure e compre o livro que ele publicou, relatando seus poucos mas grandes momentos dentro da liga. A biografia publicada pela editora Harper Collins foi clamado pela crítica e destaque em vários portais de notícias. Esse é Lance Allred, o primeiro surdo na história da NBA.

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!