Acompanhe aqui:

15 de outubro de 2013

Os números de Erik Spoelstra


Cinco temporadas, três finais e dois títulos. Esses são os números de Erik Jon Spoelstra, técnico do Miami Heat. O "jovem" de 42 anos foi assistente técnico da franquia de 1997 até 2008 e conseguiu absorver muitos ensinamentos de Pat Riley, uma das figuras mais respeitáveis e influentes da NBA.

Riley entregou o bastão para o seu jovem prodígio na temporada 2008-2009. Nos dois primeiros anos, duas campanhas positivas na temporada regular, no entanto com eliminação na primeira rodada dos playoffs. Em 2010, Spoelstra recebe os reforços de LeBron James e Chris Bosh, além de manter Dwyane Wade, que tinha muitas chances de ir para o Chicago Bulls. A equipe chegou até a NBA Finals, contra o Dallas Mavericks. No caminho havia um alemão, e o título foi adiado.

Nos anos seguintes não deu outra: Miami Heat campeão em 2012 e 2013. O mais engraçado de tudo é que sempre que ficava na corda bamba, Spoelstra tinha seu trabalho ameaçado, e Pat Riley poderia voltar ao comando técnico a qualquer momento. Mas tudo isso não passava de boato criado pela imprensa. Hora de se aprofundar mais nos números do técnico do Heat:

Antes da formação do trio (Wade, James e Bosh):

90 vitórias
74 derrotas
Aproveitamento de 55%

Números com o trio:

170 vitórias
60 derrotas
Aproveitamento de 74%

Carreira:

260 vitórias
134 derrotas
Aproveitamento de 66%

Ele nunca será unanimidade. Sempre alguém na torcida vai contestar seu trabalho. Mas ele segue vencendo seus jogos e comandando um time com três egos gigantes. Nada mal para um início de carreira, não?

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!