Acompanhe aqui:

25 de março de 2013

Montado pra ser campeão no presente, mas, e o futuro?

Ariel Paiva

Adivinhem sobre qual time é esse texto? Miami Heat? Los Angeles Lakers? Não e não. É, na verdade, sobre o time que tem como sócio minoritário o rapper Jay-Z. Agora ficou fácil, né?

O Brooklyn Nets, mais "nova" franquia da NBA, têm no seu roster jogadores consagrados, como Joe Johnson, Deron Williams e Brook Lopez. Imagina você, técnico de uma franquia com esses jogadores, tudo ia ficar mais fácil né? Até certo ponto sim. O time de Nova Iorque já demitiu um técnico nesta temporada (graças ao BIG 3 que fez corpo mole, diga-se de passagem) e quem comanda a equipe agora é o efetivo-interino PJ Carlesimo. Este que por sua vez parece ter colocado ordem na casa. Logo depois da saída do antigo treinador, Carlesimo conseguiu levar o Nets a um streak de 9-1 e se consolidar na zona de classificação aos playoffs (ou como gosto de chamar, G8).


Agora, com a equipe jogando pra garantir uma boa seed e somente ajustando os detalhes para os playoffs, o clima em Brooklyn é tranquilo. Joe Johnson continua metendo seus típicos game-winners, Deron Williams dá indícios que pode voltar a ser aquele Deron das 12 assistências por jogo que era há algumas temporadas atrás, Brook Lopez finalmente conseguiu uma boa sequência de jogos. É, essa equipe vai dar trabalho.

Beleza, vaga nos playoffs garantida, mas será que o time pode realmente ser campeão? Imaginem comigo: 1° round dos playoffs já enfrentam um matchup dificílimo contra o Atlanta Hawks. Caso passe pelo Hawks, vai enfrentar o vencedor de Pacers e Bulls. E deve parar por aí, a não ser que PJ Carlesimo tire alguma carta da manga. Bom, caindo então nas semifinais de conferência, abramos o olho pra próxima temporada.

O cap atual da NBA é de 58 milhões de dólares. O Nets paga no total 87 milhões de dólares ao seus jogadores, ultrapassando assim em 29 milhões o máximo permitido pela liga de basquete americana. E na próxima temporada vai ficar pior, quando a equipe vai pagar um total de 89 milhões de dólares aos seus jogadores (Joe Johnson e Deron Williams somados dão cerca de 43% deste total). Isto torna praticamente inviável qualquer movimento na free agency. Ou seja: A equipe deve se repetir para próxima temporada.

Com exceção de Bogans, Stackhouse e Blatche que tem seus contratos encerrados (a não ser que renovem com o Nets, claro). Mesmo com a saída de 3 jogadores, o total de salários da equipe vai aumentar, unbelievable!


"Ah, mas Joe Johnson e Deron Williams merecem os salários que são pagos pra eles". Não exatamente. Joe Johnson têm jogado o seu pior basquetebol em 10 anos e Deron Williams têm sua pior temporada desde aquela na qual ele foi rookie. E o motivo: Essa é uma pergunta da qual todos nós perguntamos a resposta. 

O Brooklyn têm as temporadas seguintes totalmente nos ombros de Joe Johnson e Deron Williams. Vai despejar rios de dinheiro nos dois, e se não trouxerem pelo menos um anel, todo esse investimento vai ter sido em vão. Talento todos nós sabemos que eles tem, só falta mesmo demonstrarem isso.

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!