Acompanhe aqui:

18 de março de 2013

A história completa de Bill Russell


Inspirado no post da história completa de Wilt Chamberlain, resolvi pesquisar sobre Bill Russell, o maior campeão da história da NBA. Gosto muito de buscar informações de caras como Russell e Wilt, jogadores que começaram a fazer a história dessa liga. 

Bill Russell nasceu em Monroe, Louisiana, em 1934. O pivô levou a Universidade de San Francisco para títulos consecutivos da NCAA antes de iniciar sua carreira profissional com o Boston Celtics, em 1956. Ao longo de sua carreira de 13 anos, Russell conduziu a franquia a 11 títulos. Ele se aposentou em 1969 e foi introduzido no Memorial Naismith Basketball Hall of Fame seis anos depois.

Bom, isso você certamente já deve saber. Mas vamos aprofundar um pouco mais...


A infância de Bill foi moldada por problemas de saúde, com ele lutando contra várias doenças diferentes. Quando Russell tinha 10 anos, seu pai, Charlie, mudou com sua família para Oakland, onde ele encontrou um trabalho em um estaleiro. Na Califórnia, enquanto Charlie tinha um bom emprego, em 1946, sua esposa, Katie, ficou muito doente e morreu. Bill ficou angustiado com a morte de sua mãe, que era a pessoa que o incentivava a dar duro na escola. Por sua mãe, ele resolveu se jogar com a cara nos estudos.

No entanto, ao tentar estudar, Bill chamava atenção de todos por sua estatura. No outono de 1952, ele foi para a Universidade de San Francisco e ganhou uma bolsa de estudos para jogar basquete. Não demorou muito para que Russell se mostrasse um jogador com presença dominante e com eficiência. Durante sua carreira de três anos na faculdade, levou a equipe a dois títulos consecutivos da NCAA em 1955 e 1956, com médias de 20,7 pontos e 20,3 rebotes por jogo.


Carreira profissional...

Nesse mesmo ano, no draft da NBA, o Boston Celtics comandou um acordo com o St. Louis Hawks e negociou a escolha no draft daquele ano. O treinador da equipe, Red Auerbach, queria Russell, tratando ele como a peça que faltava para a franquia conquistar um campeonato. Com Russell dominando as ações, o Celtics terminou com a melhor campanha da liga em 1957, e faturou o título sobre o Hawks em uma série de sete jogos. Foi o primeiro campeonato de muitos. Doze anos depois, a equipe jogou 11 finais de NBA, vencendo 10 delas.

Mesmo duelando contra outros pivôs dominantes, como Wilt Chamberlain, Russell tinha um grande poder defensivo, que era capaz de parar qualquer adversário. Foi nomeado cinco vezes o jogador mais valioso da temporada, e seus 21.620 rebotes são a segunda maior marca da história (perdendo apenas pra Wilt). Ele provavelmente seria o líder em blocks, mas a NBA ainda não tinha começado manter o controle da estatística. 

Após a temporada de 1966, em que Russell liderou o Celtics ao oitavo título consecutivo, Auerbach se aposentou como treinador. Aí que aconteceu uma das coisas mais fantásticas da liga: Russell assumiu como um jogador/treinador, orientando a equipe a mais dois títulos em 1968 e 1969.

Depois disso, Bill se aposentou como atleta.. Ao longo das décadas seguintes, ele periodicamente voltava  como treinador ou como executivo, porém suas equipes não conseguiam vencer com o tipo de regularidade que ele tinha como jogador. Russell foi introduzido no Memorial Naismith Basketball Hall of Fame em 1975.


Vida pessoal...

Mesmo levando o Boston Celtics aos títulos, se tornando uma lenda em tão pouco tempo, ele experimentou lutas fora das quadras. Ele nunca foi abraçado por fãs de Boston no modo como seus companheiros de equipe brancos eram. Quando os jogos eram em outra cidade, não era incomum para ele ter que dormir em um hotel diferente do resto do clube.

Foi casado três vezes. Com sua primeira esposa, Rose, a quem ele foi casado por 17 anos, teve três filhos: uma filha, Karen, e dois filhos, de Buda e Jacob. Em 2010, Russell recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil do país, do presidente Obama.

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!