Acompanhe aqui:

5 de julho de 2011

O Big Three de Boston está perto da aposentadoria. E o futuro do Celtics?


Vamos admitir, o reinado dos três grandes de Boston está terminando. Claro, eles tem um ano ou dois, talvez até três em alto nível, mas é hora de começar a olhar para o futuro. Num futuro imediato, eles vão precisar de mais ajuda para batalhar pelo troféu da NBA.

Mas não é só o Celtics que precisa se preparar para isso. Garnett deve se aposentar primeiro e Ray Allen, em seguida, Paul Pierce logo depois. A reconstrução de uma equipe não é um processo rápido. Então, isso levanta a questão sempre importante: o Celtics está preparado para renovar o seu time?

Algumas pessoas estão comparando este processo de renovação parecido com o Celtics da era Larry Bird. Dizer que eles são semelhantes é correto até certo ponto, mas também não deve-se exagerar.

Naquela ocasião, o time deveria se preparar após a saída de Bird, um dos maiores jogadores que a NBA já viu. Hoje a equipe tem que se preparar para substituir um Big Three. O problema é que o Celtics não estava pronto para se reconstruir após Bird e por isso demorou para se encontrar e achar o caminho das vitórias novamente.

Na verdade, o Celtics estavam prontos para a reconstrução, e até mesmo lutar por campeonatos após a aposentadoria do Big Three na época. Seu processo de reconstrução começou cedo. Anos antes da aposentadoria de Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish, o Celtics tinha trabalhado seu caminho para ter a segunda escolha no draft e elaborou um jogador destinado para o estrelato. Em seguida, no draft seguinte, o Celtics elaborou outra futura estrela que viria a liderar o time e se tornar um All-star.

Infelizmente, essas esse plano em achar dois jogadores destinados a liderar, no futuro, após a saída dos três grandes agora é um sinônimo de tragédia. Len Bias e Reggie Lewis não deram certo.

Olhando dessa forma, o Celtics está em uma situação parecida, mas no time atual, eles já tem jogadores de alta qualidade.

Eles têm um superstar jovem chamado Rajon Rondo, que é mais do que capaz para liderar uma equipe e tem a capacidade de fazer todos ao seu redor renderem. Eles draftaram dois jovens promissores em 2011: JaJuan Johnson e Moore E'twaun.

Conseguindo ter sucesso nas negociações com seus agentes livres, o Celtics terá um núcleo de jovens formado por Jeff Green, Glen Davis e Delonte Oeste para jogarem com Rondo. E olha que até Avery Bradley pode virar um jogo sólido, possivelmente já no próximo ano (se houver uma temporada).

Com os jogadores que eu citei e bom banco de reservas, temos em nossa frente uma equipe muito boa e, com certeza, uma equipa de playoff. Para não mencionar que Doc Rivers está no comando.

E enquanto Garnett, Pierce e Allen não se aposentam, os chefões ainda podem conseguir mais jovens para o elenco. Quando mais talentos jovens tiver, é excelente para Doc.

Mas, olhando para frente, pode-se notar que o Celtics tem um grande futuro. Não demorará muito para que o trio se aposente. Presumindo que tudo corra bem até então, parece ser uma perfeita transição da era Big Three para a era Rajon Rondo.

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!