Acompanhe aqui:

7 de junho de 2011

O formato da NBA Finals favorece alguém?


Lá se vão anos e anos com o formato 2-3-2 sendo usado nas finais da NBA. Desde os anos 80, o sistema ainda não é uma grande unanimidade. Ainda tem os comentários do pessoal que acha o formato melhor para a equipe com a melhor campanha e há quem diga que isso beneficia o time de segunda melhor campanha.

Para ser mais exato, o sistema é jogado desde 1985, com a melhor campanha jogando dois jogos em casa, depois jogando 3 jogos seguidos fora e fecha, se necessário, com dois jogos em casa. Confesso que isso não me agrada. Se é para mudar, poderia ser um 1-1-1-1-1-1-1. Simples assim. Parece bobagem e maluquice, mas o equilíbrio seria gritante. Mas, usado nas primeiras rodadas dos playoffs, o 2-2-1-1-1 também me agrada.

Na minha opinião, esse sistema de mandos favorece o time de melhor campanha. Eu sei que o time com a segunda melhor campanha joga três jogos seguidos em casa, porém, acompanhem meu raciocínio.

Isso é a NBA Finals, as duas melhores equipes da temporada. Não tem favorito. Vencer três jogos seguidos em casa é extremamente complicado, por mais que o time seja altamente qualificado. São três jogos de equipes que não chegaram na final por acaso. No caso de Miami Heat e Dallas Mavericks, o time texano roubou o mando do Heat na segunda partida em Miami e trouxe o favoritismo para seu lado. A partir da vitória na Flórida, o Mavs precisaria vencer três jogos em sequência para serem campeão já em Dallas. O Heat, por mais que tenha perdido seu mando, precisaria de apenas uma vitória em 3 para recuperar a vantagem. E pronto. Logo no primeiro jogo no Texas, o Heat já se recupera e agora tem 2 jogos na casa do adversário para ampliar sua vantagem e botar a mão na taça.

É complicado falar desse tema já que muitos tem opiniões diferentes. Respeito quem acha o sistema 2-3-2 melhor para o time da segunda melhor campanha, pois vencer três jogos, no calor da torcida, pode ocorrer. O pessoal de South Beach, em 2006, conseguiu o tal feito. É complicado, mas dá para vencer.

Você prefere esse sistema? Quem se dá melhor: o time com a vantagem de fazer mais jogos em casa (Miami) ou o time que tem uma sequência maior em casa (Mavericks)? Deixa seu comentário aqui no blog.

0 comentários :

Postar um comentário

Manda a sua mensagem, solta o verbo, fã da NBA!